IMG_5393-_1_

Tendências em cafeterias pelo Mundo

% Arabica dos Emirados Árabes

Quem nos acompanha no Instagram viu algumas cafeterias de Dubai e dos Emirados Árabes que visitamos na última viagem. Veja abaixo algumas coisas que anotamos como tendências pelo mundo e que podemos aplicar aqui no Brasil:

Cardápios Minimalistas

Cada vez mais o cliente tem menos tempo, e na hora de decidir quer objetividade e simplicidade. Durante a viagem vimos cafeterias que chegam ao extremo do minimalismo, como é o caso do Typica, e até casos em que há poucos itens mas com detalhes de quantidades e informações relevantes, caso da %Arabica.

Cardápio Typica
Cardápio %Arabica

Espaços Híbridos

To Go ou espaço amplo?  Nem um, nem outro. No pós-pandemia a tendência pelo mundo é ter o auto atendimento, take away e um espaço para ficar apreciando a experiência do café, inclusive ao ar livre.

Bebidas funcionais

Linha Saúde da Borém Cafés Especiais

Não é de hoje que a preocupação com a saúde é vista como tendência mundial. O consumidor anda preocupado com a saúde, e nessa onda as empresas estão lançando produtos funcionais que prometem benefícios à saúde e nutrição do corpo humano. Já são conhecidos os cafés proteicos, emagrecedores e os energéticos, e entre as inovações café com colágeno, com antioxidantes, entre outros lançamentos no mercado. Um deles é a Linha Saúde da Borém Cafés Especiais que recebemos aqui na Argenta para degustar.

Também é possível encontrar leites funcionais com adicional de vitaminas, além dos cafés prontos para beber, uma moda que ainda não caiu no gosto popular do brasileiro, mas que está em alta nos países da Ásia, Europa e América do Norte.

Segundo reportagem do Café Point, “em 2016, a empresa de sucos prensados a frio do Brooklyn-NYC JÙS by Julie®, conquistou o primeiro lugar no mercado americano com o lançamento do cold-brew coffee (café filtrado gelado) na versão tradicional ou baunilha, com infusão de cepas probióticas de Bacillus Coagulans (GanedenBC30®). No Brasil há crescimento de novas marcas, como a Puravida®, BetterLifeBR®, +Mu®, Densinchá®, CaffeineArmy® e Wolfs® que investem na produção de cafés solúveis ou prontos para beber, voltados principalmente para o público fitness, com o conceito Bulletproof Coffee ou com a alegação de bebida termogênica e energética.”

Nitro Coffee

O Nitro Coffee leva o mesmo processo do cold brew, porém usa processo similar de armazenamento e do jeito de servir da cerveja, dentro de um barril geralmente e finaliza com uma torneira com válvula pressurizada que resulta no efeito cremoso. No Brasil já é possível encontrar algumas cafeterias que trabalham com o nitro coffee, como no Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília e em Curitiba.

Sustentabilidade

 Não é uma tendência, é quase uma obrigação que as cafeterias façam uma reflexão se estão usando os recursos de forma consciente. Quantos descartáveis por dia são jogados no lixo nas cafeterias to go pelo mundo? Você sabe como o produtor remunera o café que você compra? Qual o impacto que sua cafeteria gera no ambiente? E poderíamos listar inúmeras reflexões, mas, como essa tendência já recebeu uma postagem especial no final do ano passado, deixamos aqui o link para quem não leu ainda.

Compartilhe esse post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email
Open chat
Como podemos te ajudar?