WhatsApp-Image-2022-02-23-at-20.23.34-3-1

Mulheres empreendedoras, um cenário que aos poucos vem mudando.

Para quem acompanha nossas redes sociais percebeu nossa movimentação nas postagens sobre o empreendedorismo feminino. Entrevistamos 5 mulheres empreendedoras, representando seus 3 estabelecimentos, e hoje vamos apresentar melhor esse cenário através das palavras delas.

Mulher empreendedora: Dani da Cafeteria Total

Nossa maior motivação, além de sermos uma equipe de mulheres e comandada por Ana Argenta, é dar espaço para que mais clientes também sejam mulheres. No nosso cenário de consultoria temos a grande maioria de clientes masculinos, e fica a pergunta, mulheres empreendedoras, por onde vocês andam? 

Segundo uma reportagem da JRS de julho do ano passado, “Apenas 31,3% dos empreendedores são mulheres”. Aproveitando outros dados, por conta da pandemia o número de empreendedoras por necessidade aumentou, totalizando 30 milhões de mulheres empreendedoras no país, segundo dados do GEM – Global Entrepreneurship Monitor.

Quais os maiores desafios das mulheres empreendedoras?

Acho que concordamos com o fato de existir uma sociedade machista e patriarcal. Mas como isso reflete nos negócios geridos por mulheres? Ao invés de falarmos, gostaríamos de reproduzir algumas frases das nossas entrevistadas:

“A parte mais dificultosa é as pessoas acreditarem no seu negócio, como mulher. O pessoal não te leva muito a sério.”

Ficar se provando o tempo todo, demandando esforço e energia extra

O Empreender como mulher já não é uma coisa que combina na mesma frase né? Porque a mulher tem o papel dentro da sociedade de ser mãe, esposa e tal”

“Não é facil! Existe um mercado também muito fechado dos homens do café”

“Em vários momentos eu vou fazer compras e dizem “mas o donO tá aí?“, sabe?”

“A parte mais difícil pra mim é fato da gente ter que se provar, muito! E é muito cansativo a gente tá sempre tendo que provar isso (que sabemos o que estamos fazendo)!”

Essas frases são conhecidas para você?  Traduzem seu sentimento ou o que você pensa de algumas empreendedoras? 

Sim, nós precisamos nos policiar, principalmente por estarmos em fase de transição, afinal, ainda não temos a sonhada sociedade igualitária.

Apesar dessas frases e dessa luta diária, todas seguem com seus negócios, algumas há mais de 5 anos, outras que abriram durante a pandemia, e outras pensando em abrir novos empreendimentos. Fica nossa mensagem de reflexão, mas principalmente um convite para assistir essas entrevistas inteiras com essas mulheres empreendedoras (cada uma tem em torno de 8 minutos).

Aliás, um grande orgulho para nós é que essas mulheres fizeram sua formação de Barista com a gente aqui da Argenta.

Compartilhe esse post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email
Open chat
Como podemos te ajudar?