colheita5

Café Sustentável, é possível?

Falamos tanto de Sustentabilidade que nos perguntamos: aonde estão os cafés sustentáveis? No que consiste a produção sustentável? E será que é possível ser sustentável no café?

Bom, já respondo que sim, existe o café sustentável, mas não quer dizer que seja acessível para qualquer pessoa. Apesar da sustentabilidade ser uma tendência, ela eleva o preço dos produtos visto o investimento na produção, além do valor atrelado nesse conceito. Então vamos falar um pouco sobre a produção sustentável nos cafés.

Café sustentável é possível sim

A produção sustentável

Começo com essa citação de uma reportagem da Café Point:

“Entende-se por café sustentável aquele que nos processos de produção, serviços ou métodos de gestão tragam resultados positivos para a sociedade e o meio ambiente, através, por exemplo, da redução de riscos ambientais, poluição e outros impactos negativos do uso de recursos. A Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) avalia que os cafés com certificados socioambientais já representam mais de 15% da produção brasileira, com 60 milhões de sacas por ano.”

E complementando com o que o SEBRAE aponta, a produção sustentável é a relação entre inovação e sustentabilidade, podendo ser entendida como sendo aquela que cria valor agregado sem comprometer o equilíbrio entre os aspectos econômico, ambiental e social das empresas. E a consequência é o fortalecimento da sua competitividade, lucratividade e até mesmo sobrevivência.

Temos 3 pilares muito claros dentro da sustentabilidade: o meio ambiente, a comunidade, e a economia, que devem conviver em harmonia maximizando os impactos positivos ao mesmo tempo que minimizam-se os negativos, assim trazendo benefícios à comunidade envolvida e seu entorno.

“A cadeia produtiva do café sustentável segue regulamentação específica, com recomendações para plantio, cuidados com a lavoura, colheita, armazenamento e torrefação. Essas exigências favorecem os pequenos e médios produtores, que podem ter maior controle das etapas, cumprindo as exigências do mercado sustentável. Inclusive para a produção de café orgânico, outro nicho em expansão.”

(Para saber mais do café orgânico, leia nosso post sobre os seus benefícios e características clicando aqui.)

E quais práticas podem ser encontradas dentro da produção de café? Chandra Melo elenca bem alguns exemplos como: práticas mais éticas para o manejo da lavoura e uso de água; evitar pesticidas usando caixas de feromônio para manter os insetos longe; compostagem de resíduos de grãos de café como fertilizante ou usar cascas de café em vez de cortar árvores de eucalipto; reflorestamento e o cultivo à sombra; e um universo de possibilidades.

Selo Cafés Sustentáveis do Brasil

Segundo a ABIC – Associação Brasileira da Indústria de Café, o Brasil é o pais que possui o maior número de propriedades agrícolas com práticas e certificação de sustentabilidade. Também é a instituição que certifica os produtores de cafés sustentáveis:

“O Programa Cafés Sustentáveis do Brasil certifica produtos com rastreabilidade assegurada desde a produção até a industrialização, o que o torna único no mundo. Os cafés são produzidos com os grãos provenientes de fazendas certificadas quanto à sua produção sustentável, que preservam o meio ambiente e respeitam o produtor. O processo de  industrialização é auditado quanto as boas práticas de fabricação e os produtos classificados em categorias de qualidade, por meio de uma metodologia de análise sensorial, nas categorias Extraforte, Tradicional, Superior e Gourmet.”

Além do selo da ABIC, outros selos validam a produção do café sustentável, como Rainforest Alliance Certified e o Fairtrade. Sempre vale olhar a embalagem do café para saber mais da sua produção e praticar a auto conscientização do produto que você está consumindo.

Compartilhe esse post

Como podemos te ajudar?