Florada3

O que aprendemos em 2021 e o que podemos esperar para os negócios com café em 2022

Poxa, já chegamos no último post do ano. Foi mais um ano de teste e resiliência para nós empresários e trabalhadores do café, afinal, além de mais uma ano de pandemia, tivemos fenômenos naturais que afetaram drasticamente os cafezais. E fica a pergunta: o que aprendemos em 2021 e o que podemos esperar para 2022?

Se por um lado a pandemia aumentou o consumo de café nas casas dos brasileiros, esse reflexo não se mostrou tão positivo internamente nas cafeterias. Com mais horas dentro da própria casa por conta do home office, as pessoas não deixaram o hábito de beber os cafés que tomavam dentro das empresas, um ponto vantajoso para quem investiu com venda online de pacotes de cafés. Algumas pessoas inclusive com esse hábito de melhorar o preparo do café em casa começaram a procurar mais conteúdos sobre café, a entender melhor as nuances do grão (pelo menos na teoria) e a olhar diferente para a sua bebida. Cresceu, o que nós gostamos de chamar aqui na Argenta, de “entusiastas” do café, inclusive um reflexo das redes sociais e dos influencers do meio que também cresceram com o número de seguidores. 

Outra tendência que acompanhou a pandemia foram as cafeterias na modalidade To Go. Esse crescimento de franquias estourou na pandemia, afinal, é uma proposta que se apresenta “segura” perto de outros setores de A&B. O contato entre funcionário e cliente é mínimo, o preparo do alimento é acompanhado pelo cliente e demora poucos minutos para ficar pronto, e o consumo acontece na rua (fora do estabelecimento) propiciando o distanciamento necessário pela pandemia. Agora, os negócios To Go cresceram tanto que não imaginamos que para 2022 seja uma tendência de crescimento, muito pelo contrário. Com a pandemia diminuindo, acreditamos que os encontros presenciais aumentem, e que o consumo dentro das cafeterias também, mas reforçamos que isso é apenas uma opinião nossa, e se fossemos apostar seriam em negócios híbridos que tenham proposta To Go, mas também local para sentar e apreciar a experiência do café.

(Se você não viu sugerimos a leitura do post: Como a COVID-19 mudou a experiência do cliente – Argenta Cafés – (argentacafes.com))

Agora o que de fato nos assustou em 2021 foi o aumento do preço do café, refletindo inclusive para o consumidor final. Entre os vilões dessa subida no preço temos a geada, a estiagem, o preço do petróleo e se preparem que mudanças climáticas tendem a agravar a cada ano que passa, principalmente para quem trabalha com a produção do café. A ciência é a maior aliada dos produtores, em descobrir novas fórmulas para evitar ou pelo menos diminuir os impactos ambientais. Aqui vale um reforço que toda a comunidade precisa tomar consciência dos seus hábitos e como eles refletem na natureza. 

Se aprendemos algo com 2021 é que a natureza não responde tão instantaneamente quanto a tela do celular, e que os reflexos levam anos para aparecer, e aqui vai mais uma aposta para 2022, consumidores mais conscientes das suas atitudes e negócios mais sustentáveis. O aumento da busca por alternativas que viabilizem menos resíduos de lixo, mais aproveitamento da matéria, que impactem positivamente e menos negativamente na natureza, que tenha uma proposta de valor voltado ao marketing verde e social, inclusive na valorização dos produtores locais. 

A pandemia está perdendo a força, finalmente, graças ao avanço da tecnologia com a saúde, que foi super importante para a rapidez na criação das vacinas, junto com uma conscientização do comportamento humano em coletivo. E isso foi apenas uma manifestação da natureza em forma de um vírus que nem conseguimos ver a olho nu. Agora precisamos aprender a coexistir em harmonia com o Meio Ambiente, e buscar uma maior preservação e recuperação em tempo recorde. Se 2021 foi o ano da resiliência e criatividade, 2022 será de consciência e sustentabilidade

Daqui uns meses voltamos para recuperar esse post e ver se nossas apostas deram certo hehe. Nossos desejos são de maior consciência nas atitudes tanto dos negócios quanto na vida pessoal de cada um de vocês! Uma boa virada de ano e sucesso para todos nós!

Compartilhe esse post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email
Open chat
Como podemos te ajudar?