julian-christian-anderson-Ju1NOB8kt44-unsplash

Saiba fazer o plano de negócios de uma cafeteria

Você já tem sua cafeteria mas percebe que precisa estruturar melhor suas decisões, ou então está se preparando para abrir a sua cafeteria? Então esse texto é para você! Vamos te ensinar como fazer o plano de negócios de uma cafeteria para o seu negócio estar inteiramente planejado e melhor orientado!

Uma grande parte dos problemas de um negócio pode ser evitada se pararmos para estruturá-lo de antemão. Isso significa detalhar diversos aspectos do seu empreendimento, no plano de negócios de uma cafeteria. Saia do sufoco, ou então evite ele, com as nossas dicas abaixo para o micro e pequeno empreendedor! 

Plano de negócios de uma cafeteria: o que é?

De forma geral, o plano de negócios é uma espécie de documento empresarial, onde detalhamos os objetivos do negócio e o passo-a-passo para chegarmos lá. O plano de negócios de uma cafeteria irá te ajudar a prever faltas e entraves existentes, ou que podem existir no futuro.

O plano de negócios de uma cafeteria irá orientar ou redirecionar as ações do negócio, garantindo sustentação para a administração, em números e estratégias. Também tornará mais simples a comunicação entre os sócios, colaboradores e clientes.

Para tanto, o plano de negócios de uma cafeteria irá compilar dados detalhados e atualizados do ramo de gastronomia e café, sobre seus produtos e serviços, clientes, concorrentes, e fornecedores. Nele, também irá detalhar os pontos fortes e fracos da sua cafeteria, para entender se há viabilidade de negócio.

Saiba como elaborar o plano de negócios de uma cafeteria

1- Os primeiros serão os últimos

A primeira parte de um plano de negócios de uma cafeteria é o sumário executivo. Ele resume as ações futuras, que estão sendo planejadas. Justamente por resumi-las, ele deve ser feito ao final, assim fica mais simples! 

Nele, deve haver em, no máximo, três páginas, uma breve descrição da cafeteria e seus diferenciais competitivos, missão, produtos, serviços e principais benefícios. Aqui também deveremos listar o segmento de clientes, a sede da empresa, qual será o investimento total, indicadores financeiros, forma jurídica e o enquadramento tributário.  

2- Análise de mercado da cafeteria

Como o sumário deve ser feito por último, é interessante começar pela análise de mercado da cafeteria. Ela vai oferecer uma compreensão do mercado de atuação da empresa, ressaltando seus clientes, concorrentes e fornecedores. 

Pergunte-se quem está comprando do seu empreendimento, o que e por que. Inclua os hábitos de compra, renda, nível cultural, onde moram e estilo de vida dos seus potenciais ou atuais clientes. Analise as outras cafeterias da região e compreenda o que já está sendo feito e qual janela de mercado existe para sua cafeteria.

Então reflita sobre o posicionamento dos produtos que vende e sonde o mercado para saber como precificar na sua região e no seu ramo.

Além disso, estude, estude, estude… Quanto mais conhecimento você tiver do segmento, mais assertivo será seu projeto! Por isso, não tenha preguiça: mergulhe em cursos e pesquisas, converse com especialistas da área, visite o maior número de cafeterias da cidade que irá empreender e de outras localidades. 

Lembre-se de anotar os diferenciais de cada negócio e avaliar também o que você não quer para a sua cafeteria. Assim será muito mais simples de chegar ao seu conceito, ao DNA da marca.

3- Faça o plano de vendas e marketing da cafeteria

O plano de marketing é apenas explicar como sua cafeteria irá ofertar seus produtos e serviços, com o uso dos 4 “Ps”,  um conceito clássico, mas ainda super importante quando se fala em estratégia de marketing, os famosos pilares Produto, Pontos de Venda, Promoção (Comunicação) e Preço.

Lembre-se de incluir a descrição dos seus produtos e serviços, qualidade e utilidade, inovações e diferenciações. Inclua também como serão feitas as vendas e entregas da sua cafeteria. Além disso, é importantíssimo estimar suas vendas: por exemplo, quantos espressos, macchiatos, cappuccinos, bolos, sanduíches irá vender. 

Também é preciso abordar quais os canais de venda irá utilizar para fazer suas entregas, desde a loja física, mas especialmente no momento que estamos vivendo onde uma boa parte dos clientes está comprando via aplicativos e delivery.

Não esqueça de dar uma importância especial para o marketing digital, o canal mais barato e acessível hoje para um negócio se promover! É fundamental estar presente no Facebook e Instagram produzindo conteúdo 4 vezes por semana. Detalhe suas ações, investimentos e estratégias nesses canais.

É importante ter uma boa comunicação com o seu cliente, então também indicamos pensar no desenvolvimento de um site com blog e envio de e-mail marketing e newsletters!

4- Planos operacional e financeiro

No plano de negócios de uma cafeteria é preciso incluir o plano operacional e o plano financeiro. O plano operacional irá detalhar como a cafeteria está estruturada: localização, instalações físicas e equipamentos, e estimativa da capacidade produtiva do negócio mensal.

Já o plano financeiro irá tratar sobre as estimativas de custos iniciais, despesas e receitas, de capital de giro e fluxo de caixa e de lucros.

O plano de negócios precisa ser completo para ter utilidade. Então apresente cada item com detalhes, ilustrando cada etapa. Adicione também os custos pré-operacionais, e o que será necessário adquirir para iniciar sua empresa, com base na urgência e utilidade.

5- Por fim, analise o cenário e a estratégia

Com a análise de cenários da sua cafeteria você irá conseguir prever e administrar os riscos. Para funcionar, você deve projetar cenários com resultados pessimistas, como queda de vendas e aumento de custos.

De igual importância, você deve criar cenários otimistas para ter condições de potencializar as situações favoráveis. Detalhe as forças, oportunidades, fraquezas e ameaças. 

Siga a máxima da clareza: as metas precisam estar na ponta do lápis para que seja possível desenvolver o negócio no dia a dia. 

Sempre que precisar, volte ao seu plano de negócios da sua cafeteria e a reestruture. Boa sorte, coffee lover!

Se você quiser saber mais sobre o mundo dos cafés especiais, nos acompanhe no Instagram e no Facebook e fique por dentro de novidades no mundo do barismo.

Compartilhe esse post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email
Open chat
Como podemos te ajudar?