Espresso_Argenta2 (1)

Os 5 maiores erros dos estabelecimentos que servem café.

Todos querem ter um empreendimento de sucesso. Trabalho árduo e experiência contam muito, mas evitar os erros mais comuns pode ser o caminho para alavancar sua empresa.  Abaixo elencamos as maiores falhas dos estabelecimentos que servem café.

1- Um Espresso Ruim

Convenhamos que o espresso é um dos itens mais pedidos do cardápio, e não é nada legal a gente recolher a xícara do cliente com café sobrando, não é mesmo? Um espresso ruim infelizmente é um erro bem comum de acontecer, ainda mais com os clientes ficando mais exigentes, e as variantes desse erro podem ser várias. Questões que podem interferir e influenciar no sabor: a máquina de espresso, a regulagem do moinho, a qualidade da água, a qualidade do grão de café e também a mão do profissional que tira o espresso. Pense sempre na qualidade do produto, da máquina e do profissional e reforce em treinamentos para os funcionários e na revisão, higienização e regulagem do maquinário.

2- Insatisfação no atendimento ao cliente

Todo mundo preza por um bom atendimento, mas sabemos que o fator qualidade é uma inconstância, afinal, envolve pessoas. Café é muito mais um negócio de pessoas do que somente de mercadorias, então procure manter sua equipe sempre envolvida com a empresa. Um bom treinamento e capacitação na equipe podem evitar esse problema. E, como proprietário, evite ser uma pessoa ausente no empreendimento. Outro fator primordial é entender o que de fato você está vendendo. Muitos clientes vão às cafeterias não somente para saciar a fome e a sede, mas também para fugir do trabalho, ou arrumar um cantinho novo para conhecer e ter um breve momento de prazer. Um encontro romântico talvez? O que seu estabelecimento transmite ou busca transmitir aos clientes?

3- Demora no preparo 

Boa parte dos clientes de cafeterias estão com pressa e não pretendem esperar muito para saciar suas vontades e necessidades. Mesmo nos horários de pico, entende-se que o serviço de cafeterias precisa ser rápido. Então pense na organização do espaço e na dinâmica de atendimento para o operacional acontecer da melhor forma. Inclusive nas opções do seu cardápio que podem influenciar no tempo de preparo. 

4- A falta do acompanhamento do cafézinho. 

Se você acha que só servindo o café suas contas serão pagas, você está muito enganado. O café pode ser o protagonista motivador para os clientes procurarem seu negócio, mas o sucesso das vendas será ainda maior com acompanhamentos tradicionais de café (bolos, cookies, pão de queijo). Variar na oferta entre bebidas quentes e frias também melhora as chances de vendas múltiplas. 

5- Falhas no pedido

Houve uma falha no atendimento, o pedido foi anotado errado, ou foi anotado certo mas não tem mais o produto no estoque, o que você faz? Não basta consertar o pedido do cliente, isso já é mínimo esperado. Você precisa surpreendê-lo para conquistá-lo. Seja rápido para apresentar a solução, demonstre empatia, peça desculpas, ofereça um upgrade gratuito, e pense em outras formas para cativá-lo. Entenda que errou, mas mostre para o cliente que o bem-estar dele é mais importante do que a sua empresa.

Essa lista é só um parâmetro dos principais problemas que acompanhamos nos estabelecimentos. Não se resume a apenas esses 5 pontos apresentados, mas já dá para ter uma ideia do que pensar para melhorar seu atendimento. E para você que pensa em abrir uma cafeteria, oferecemos nossa consultoria focando também nessa prevenção de falhas.

Para maiores informações entre em contato pelo falecom@argentacafes.com e nos siga nas nossas redes sociais para saber mais:  Instagram , LinkedIn, Facebook.

Compartilhe esse post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email
Open chat
Como podemos te ajudar?