argentacafes_loja_@isabelanishijima_-32 (1)

Descobrindo o perfil do Empreendedor de Café

Talvez pareça óbvio que um dos primeiros requisitos para empreender com café seja gostar dessa bebida, e vocês se surpreenderiam em saber que tem empreendedor que não gosta de café. Como? Também não sabemos hehe. Brincadeiras a parte, quando falamos que um pré-requisito seja gostar da bebida, não é apenas ser um mero “coffeelover”.

Talvez pareça óbvio que um dos primeiros requisitos para empreender com café seja gostar dessa bebida, e vocês se surpreenderiam em saber que tem empreendedor que não gosta de café. Como? Também não sabemos hehe. Brincadeiras a parte, quando falamos que um pré-requisito seja gostar da bebida, não é apenas ser um mero “coffeelover”.

Pense que você vai respirar o cheiro de café todo dia, preparar bebidas para os seus clientes, degustar cafés de fornecedores, vai ter que estudar a fundo o universo de cafés para vender o seu produto da melhor forma, então é, você não precisa ser viciado em café, mas o mínimo é ser um apreciador da bebida. E não pense que por ser uma paixão nacional de alto consumo que seu negócio tem tudo para dar certo. 

Para empreender com cafés, preciso ser barista?

Outra questão que reforçamos aqui na Argenta é a importância de fazer um Curso de Barista. Por mais que você seja o sócio encarregado somente da comunicação e vendas, por exemplo, existe a necessidade de você entender o processo de operação atrás do balcão, que não deixa de ser o dia-a-dia do seu negócio. Quando o funcionário falta, e a empresa não conseguir encontrar um barista para fazer a taxa, o empreendedor sempre vira o quebra-galho da situação e precisa resolver o problema. Melhor saber o básico da operação e não deixar feio para a clientela.

Reforçamos também que o curso propicia, além de entender a operação do cotidiano, a relação de custos que o negócio com café traz e equipamentos e utensílios para se investir. Inclusive, ter o conhecimento da profissão Barista em alguns casos te proporciona até dar futuros treinamentos aos funcionários. Conhecer a profissão é o mínimo para você entender qual funcionário você precisa e quer ter na sua empresa

Dedicação, tempo e dinheiro.

Itens super necessários para o empreendedor, talvez o mais clichê, mas aqui mora a diferença. Qualquer abertura de empresa gera custos elevados, é preciso ter um capital suficiente para abrir o negócio e também se manter durante alguns anos. Em média, uma empresa começa a apresentar um retorno depois de 3 anos. Você está preparado? É preciso dedicar tempo e sim, ter emocional para trabalhar com os mais diversos tipos e humores de pessoas e fornecedores.

Ser “dono da própria empresa” costuma passar a imagem de que você será dono do seu tempo mas, no fundo, tomará muito mais que às 8h regulares de um CLT padrão, principalmente no planejamento da abertura. É se dedicar para correr atrás de equipe, estrutura, equipamentos, melhores custos-benefícios avaliando situações, como por exemplo se eu compro ou alugo uma máquina de café. Também investir no branding e no marketing. É tanta coisa para se pensar que vai demandar horas e horas do seu dia, e com certeza horas do seu sono.

Hoje a internet nos apresenta várias soluções, e empresas que podem nos auxiliar nesse planejamento inicial. Aqui na Argenta temos também o serviço de consultoria pensado para colocar a sua ideia na prática. E um serviço de consultoria ajuda muito a evitar desperdícios e corrigir as falhas mais comuns dentro do mundo business. E tudo começa com um bom plano de negócios.

Se você acha que se encaixa nesse perfil, e quer abrir um negócio com café, venha conversar com a gente! O diagnóstico inicial das nossas consultorias são gratuitos como uma forma até para te ajudarmos a ter reflexões necessárias para iniciar a vida como empreendedor! Não deixe de nos procurar no nosso site e conferir as dicas que damos nas nossas redes sociais como o Instagram e o LinkedIn.

Até a próxima! E bons negócios com bons cafés! 

Compartilhe esse post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email
Open chat
Como podemos te ajudar?