a arte do ensino

A importância do ensino de qualidade na área do Café

Vocês imaginam como surgem os cursos aqui na Argenta? Como eles são pensados e montados? Anualmente fazemos a readequação dos cursos com possíveis atualizações, afinal, o universo dos cafés é vasto, e a tecnologia está aí também para ensinar novos métodos de secagem, de torra, de plantio, novos métodos de filtrar a bebida, e infinitas novidades que precisamos sempre estar atentos.

Nós aqui da Argenta nos preocupamos com cada curso que ofertamos, seja presencial ou online. É, por também termos contato diário com as dores dos empreendedores nas consultorias, que conhecemos ambos os lados. De um lado, o empreendedor do negócio com cafés, que treina sua equipe em busca de um padrão de espresso e de um bom serviço, do outro, o funcionário que nem sempre é barista profissional, mas que precisa entender como regular um moinho de café, de reconhecer um bom espresso, e manuseio dos equipamentos. Sempre indicamos inclusive aos clientes de consultoria a fazer o nosso curso de Barista, para entender também como funciona a dinâmica da função. 

São mais de 10 anos atuando no mercado entre consultorias, cursos profissionalizantes, e às vezes servindo um café ou outro para um cliente passageiro. E valorizamos todos os personagens dessa cadeia dos cafés, por isso a razão desta postagem.  Seria até retórico dizer porque nos preocupamos com a qualidade do ensino, ouvimos clientes, temos a visão tanto do funcionário quanto do empreendedor, e somos também empreendedores com funcionários e com clientes, mas vamos hoje focar no nosso lado educacional e falar dos nossos cursos.

Como os cursos são formatados?

Vocês imaginam como surgem os cursos aqui na Argenta?  Como eles são pensados e montados?   Anualmente fazemos a readequação dos cursos com possíveis atualizações, afinal, o universo dos cafés é vasto, e a tecnologia está aí também para ensinar novos métodos de secagem, de torra, de plantio, novos métodos de filtrar a bebida, e infinitas novidades que precisamos sempre estar atentos. Estamos sempre olhando portais de notícias como a PDGPerfect Daily Grind e a Revista Espresso, que são específicos no ramo, e nos canais de notícias para atualizar os materiais como as apostilas. Isso no caso para os cursos já existentes, para a formação de novos cursos é outra história. 

Antes do curso ser lançado aqui na Argenta, conversamos com o instrutor que deu a ideia ou o possível candidato que possui currículo no tema proposto, e pedimos para ele formatar o curso, verificar os insumos e acessórios necessários para realização deste, e o material didático. Estudamos a viabilidade do mesmo e damos seguimento aos testes do curso. Esses testes são realizados com a própria equipe e alguns convidados externos que darão feedback sobre a realização dele. Pode ser que a ideia morra aqui, pode ser que ela seja aprovada, ou seja readequada. Depois sim ela é anunciada para o público final. 

Como aqui na Argenta também temos a pesquisa a cada final de curso, avaliando e solicitando sugestões através do feedback, é possível também que o curso sofra micro mudanças, como esse ano que invertemos os módulos do curso de Barista para equilibrar a degustação de café, uma mudança que tem se mostrado positiva com o “novo” formato. Praticamente um ciclo PDCA para cada curso. 

O ciclo PDCA

Para quem não conhece o ciclo PDCA, segundo o SEBRAE “É uma metodologia de gerenciamento que pode ser utilizada em qualquer situação e por qualquer pessoa”. Sua sigla traduzida significa:

P: Planejar – “Antes de se executar o processo é preciso planejar as atividades, definir a meta e os métodos.”

D: Executar – “É a execução das tarefas de acordo com o que for estipulado no plano, inclui também a coleta de dados para o controle do processo. O treinamento é requisito para a execução das tarefas.”

C: Verificar – “É a fase de monitoramento, medição e avaliação. Os resultados da execução são comparados ao planejamento e os problemas são registrados. Se os resultados forem favoráveis, as tarefas são mantidas, se ocorrer problema, deve-se:”

A: Agir – ” Fase em que se apontam soluções para os problemas encontrados.”

E por hoje ficamos por aqui. Na agenda dos cursos vocês conseguem ver tudo o que estamos aprontando para os próximos meses! E se ainda não fez um curso aqui na Argenta, venha fazer um curso com a gente!!!

Compartilhe esse post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email
Open chat
Como podemos te ajudar?