argentacafes_loja_@isabelanishijima_-45

5 coisas que eu preciso saber antes de abrir meu negócio com café

Abrir um negócio com café parece ser tranquilo, afinal quantas cafeterias nós não vemos pelas ruas, não é mesmo? Ainda mais as diversas opções To Go que cresceram aos montes pelas cidades. E depois de várias consultorias prestadas nesses mais de 15 anos de serviço queremos deixar sugestões de 5 coisas que você precisa saber ou pelo menos fazer antes de abrir um negócio com café. Vamos conferir?

Estudar sobre cafés

Roda de Sabores do Café

Quando falamos em estudar, pense que será algo que você terá que fazer sempre, seja para abrir seu negócio com café ou para empreender em outra área.

Aqui na Argenta temos toda uma preocupação com a educação, uma das coisas que mais valorizamos e prezamos na entrega dos nossos serviços, inclusive na reciclagem dos nossos instrutores e consultores que sempre estão realizando pesquisas e cursos para aprimorar seus conhecimentos.

E no café não seria diferente pois ele tem várias particularidades que é preciso entender antes de empreender na área, ainda mais agora que o público está mais exigente e buscando conteúdos sobre cafés especiais. E convenhamos que saber só sobre cafés especiais já é bastante coisa. Afinal, não estamos falando apenas de uma bebida, mas também de um ato cultural. O café faz parte da cultura do país desde a política do Café com Leite. E hoje participa do cotidiano de vários brasileiros, seja no café da manhã, seja no trabalho, ou como sinônimo de boas-vindas quando nos perguntam se “aceitam um cafezinho?”. E como bom patrimônio brasileiro é uma cultura que se modifica, então sempre bom estudá-la para acompanhá-la e estar sempre atualizado nos negócios.

Fazer cursos em gestão de negócios

E puxando o assunto de estudar, realizar cursos em gestão é fundamental para aprimorar os negócios. Nós sempre indicamos os cursos oferecidos pelo SEBRAE, referência em abertura de pequenas e micro empresas, com opções gratuitas, mas é possível achar outros cursos pela internet e redes sociais, inclusive, recomendamos muito o uso do LinkedIn para adentrar de cabeça ao mundo dos negócios.

Visitar cafeterias e negócios parecidos

Visita técnica é uma atividade que a gente ama fazer, pois conhecer outras cafeterias nos traz ideias, nos inspirar, e também nos mostra erros que não queremos cometer. Se você já imaginou como quer seu negócio, faça visitas para comparar, ver maquinários, provar cardápios, muito podemos tirar de visitas em outros estabelecimentos. E anote o que você acha legal, e o que você faria no seu negócio ou não faria de jeito nenhum.

Fazer um curso de barista e se possível estagiar na área

Nós já batemos nessa tecla, e vamos bater sempre! Empresários, façam um curso de barista para entender a profissão que é uma das mais importantes dentro da equipe de funcionários. E se possível, estagiem na área para entender do operacional e adquirir experiência. Vários empreendedores começaram como baristas que visualizavam abrir sua própria cafeteria no futuro, e assim o fizeram.

Montar um Plano de Negócio

Agora que você já tem uma bagagem, hora de colocar a ideia no papel para aí sim ir para a prática. O próprio SEBRAE coloca que “Um plano de negócio é um documento que descreve por escrito os objetivos de um negócio e quais passos devem ser dados para que esses objetivos sejam alcançados, diminuindo os riscos e as incertezas. Um plano de negócio permite identificar e restringir seus erros no papel, ao invés de cometê-los no mercado.”

E não esqueça de entrar em contato com a gente para o serviço de consultoria!

Abraços e bons cafés!

Compartilhe esse post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email
Open chat
Como podemos te ajudar?