Argenta_Cursos_k

Como se constrói um curso na Argenta Cafés

Por Ellen Krause Bravo

Seria muito fácil dizer que a Argenta Cafés monta seus cursos num estalar de dedos. Imagina: o mistério estaria garantido e os nossos super baristas poderiam ser tidos como os maiorais. Mas não seria a verdade. Montar um curso dá trabalho e se a ideia é apresentar algo verdadeiramente relevante para o mercado e para o mundo do café, o trabalho é ainda maior.

Mas não é para isso que entramos na briga, para fazermos a diferença? Se não fosse assim, nem saía de casa.

Cada curso no Argenta Coffee Studio é preparado durante um longo tempo, com etapas de planejamento, discussão e prévias. Cada material utilizado na aula é muito bem avaliado, a didática é posta a prova e as apostilas são feitas e refeitas, atualizadas constantemente e, ufa, apresentadas numa carinha que ajuda a leitura e o aprendizado.

Então, tudo começa com o planejamento do curso. Aliás, planejamento DOS cursos. A Argenta tem uma agenda anual do que vai acontecer no Studio. Claro que imprevistos acontecem, que novidades podem aparecer e que tudo é um pouco maleável. Mas o importante para nós é começar o ano sabendo onde vamos nos posicionar nesse mundão do café especial.

Cada curso, portanto, faz parte de um conjunto de ações pensadas e discutidas — que trabalheira! E cada curso, seja prata da casa ou novato, recebe muito empenho durante o seu próprio planejamento. Começamos sempre investigando todo o mercado. Queremos saber como as coisas vão, quais são as demandas dos produtores, das cafeterias e dos baristas, queremos saber quem é o público alvo do curso que temos em vista e do que ele precisa.

Em seguida, olhamos ao redor e tentamos descobrir o que temos à mão para atender ao público, ou seja, se temos professores especialistas no tema, se nosso ambiente comporta a iniciativa, se temos materiais adequados (equipamentos didáticos, máquinas, métodos, etc.). Por fim, juntamos tudo e começamos a desenhar um curso que seja realmente relevante, quer dizer, um curso que tenha um objetivo bem definido, que leve em consideração o público-alvo, as suas necessidades e que esteja dentro das nossas melhores possibilidades.

Até aqui, temos uma grande vantagem: A Argenta mantém uma rede de colaboradores enorme, espalhada pelo país, em fazendas e cafeterias. Sejam produtores, Q-Graders, mestres de torra, baristas, pesquisadores ou simplesmente amantes do café, esses amigos são importantes para a investigação sobre quem é o público alvo e, muitas vezes, são braços que somam como professores e assistentes. Além disso, o Studio está pronto para grande parte dos cursos normalmente ministrados no universo do café especial: na casa temos duas máquinas: uma Astoria para os primeiros passos do contato com uma máquina e, uma linda e poderosa, La Marzocco Linea PB, 10 métodos para extração e equipamento multimídia para aulas interativas.

Realizado o planejamento do curso, chega a hora de definir o seu objetivo, ou seja, se identificamos uma certa demanda no mercado, precisamos construir algo que a satisfaça. Por isso, é importante responder essas cinco questões: para quem é o curso, o que será feito durante o curso, o que será usado, qual a performance esperamos dos alunos, e qual a duração do curso. Complicado? Nada… veja um exemplo prático:Curso Básico de Máquina, Moinho e Vaporização de Leite

  • para quem: o curso é destinado àqueles que querem ingressar no mercado de café como baristas, aos profissionais recomendamos nosso curso de barista mais avançado (nenhum conhecimento anterior é exigido, exceto uma boa introdução aos cafés especiais);
  • o que é feito durante a aula: o barista instrutor ensinará a teoria e a prática de um espresso perfeito; os alunos serão incentivados a regular o moinho e a extrair seus próprios cafés;
  • o que é usado: além da apostila e dos recursos multimídia, os alunos terão acesso a duas máquinas, moinhos e cafés especiais;
  • qual a performance esperada dos alunos: ao final do curso, eles deverão conhecer o espresso e as bebidas clássicas das cafeterias mundiais e serão capazes de extrair essas bebidas com excelência, após aprenderem a regulagem do moinho, a manipulação da máquina, inclusive do vaporizador de leite;

Neste ponto, também precisamos definir a forma de avaliar a performance do aluno, ou seja, precisamos ter certeza de que vamos entregar o que foi prometido. No caso do exemplo, as xícaras preparas por cada aluno são submetidas à avaliação dos demais e do nosso barista instrutor, os quais vão buscar as notas de doçura e a acidez esperadas — e enquanto chegar café amargo ou sub-extraído no balcão, o aluno volta para máquina.

  • qual a duração do curso: o curso durará quatro horas, que é o tempo indicado para o aprendizado segundo a SCA.

Pronto, o curso está bem definido, claro e objetivo.Mas ainda não acabou.

Agora que vamos botar a mão na massa mesmo. Precisamos elaborar (ou revisar se o curso já for nosso velho conhecido) todo o conteúdo e escolher a melhor forma de passá-lo aos alunos. Neste ponto, revisamos a bibliografia, nos certificamos de que não deixamos nenhuma novidade escapar, escrevemos e, principalmente, cortamos conteúdo (a vontade é dizer um monte de coisas, mas precisamos ser objetivos).

Essa tarefa é dividida entre vários colaboradores da Argenta, para quem conhecimento relevante se constrói em equipe, com a contribuição de muitas vozes e vivências. Com o material à mão, dedicamos o mesmo esforço para construir a metodologia mais adequada para transmitir conhecimentos ao aluno.

E quando tudo parece estar pronto, começa uma nova etapa importantíssima. As aulas são testadas internamente e para alunos convidados (geralmente baristas experientes ou outros profissionais de alguma forma envolvidos com o conteúdo).

Algumas vezes, chove palpites, que são muito bem vindos e importantes para o aperfeiçoamento do curso — o conhecimento é realmente construído em equipe.Agora sim: o curso está pronto e ficamos ansiosos para mostrá-lo. Ele é o resultado de um trabalho colaborativo e muito duro, mas realizado com paixão e xícaras de café em cada etapa.

Compartilhe esse post

Como podemos te ajudar?