_DSC0330

Métodos filtrados na cafeteria: faz diferença ter no cardápio?

Na cafeteria, somente o café espresso basta? 

Sempre que nos perguntam se precisa mesmo oferecer café filtrado no seu estabelecimento, nós respondemos com uma palavrinha que é muito utilizada no meio do café: depende 😅 

Antes de qualquer indicação, é necessário analisar o conceito e modelo do espaço café. Cada negócio tem sua essência e um fluxo de operação próprio, que varia de acordo com o seu tamanho, o público e com a proposta da cafeteria. Ainda sim, mesmo que a sua cafeteria seja do tipo “To Go”, ou micro cafeteria, onde o pedido deve ser entregue com rapidez, existem diversas opções de se preparar um café filtrado. Alguns maquinários nos proporcionam agilidade e cafés em lotes, diminuindo quase que por completo a necessidade do trabalho manual e tornando a operação mais eficiente.

O consumidor brasileiro, seja ele de café tradicional, gourmet ou especial, costuma ter preferência pelo café filtrado. Isso por ser uma bebida considerada mais leve comparada ao café espresso, e em sua maioria, vendida em quantias maiores.

O que é ritualizar o café?

Se você deseja proporcionar aos seus clientes uma experiência ritualizada com o café, então o caminho a seguir é através dos métodos, os quais chamamos de: preparos manuais.

A mais conhecida e que encontramos com facilidade nas casas brasileiras é a Melitta, mas temos diversos outros métodos como V60, Clever, French Press, Chemex, Kalita, e muitos outros que estão ganhando espaço rapidamente nas cafeterias. Ao optar por esse modelo, a técnica de preparo é fundamental: cada método requer um modo de preparo, moagem específica e, em alguns casos, filtros de papel específicos. Além disso, o conhecimento técnico do barista e o tempo dedicado ao preparo são cruciais, já que estaremos com alguns equipamentos necessários: balança de precisão, moedores, chaleira bico de ganso, cronômetro, e demais utensílios que podem nos auxiliar durante o preparo. 

Você já ouviu falar no modelo drip coffee

É um método relativamente novo, e é sinônimo de praticidade no dia a dia sem perder a elegância do preparo. Ele é um filtro com hastes embalado individualmente com uma porção individual de café moído, ou seja, ele é seu próprio porta filtro, sem precisar de muitos equipamentos para seu preparo. A proposta dele é você conseguir passar um café sem muita burocracia, e o ritual é simples: você precisará de um drip coffee, uma xícara ou caneca alta e água quente.

Para uma melhor experiência

No atendimento, é importante comunicar ao cliente que ele terá a oportunidade de apreciar o processo de preparo do café. Aproveite esse momento para elevar a experiência, compartilhando informações curiosas sobre o método escolhido. Conte sobre a origem do grão de café que está sendo utilizado, o método escolhido e suas particularidades de como ele influenciará no resultado da bebida. Isso não apenas agregará conhecimento e enriquecerá a experiência do cliente, mas também o manterá entretido enquanto aguarda seu café ser preparado.

Aqui na Argenta, estudamos e valorizamos a diversidade de métodos de preparo e estamos comprometidos em instruir a sua equipe através de treinamentos e cursos para proporcionar a melhor experiência com o café, seja para levar ou para desfrutar em um ambiente acolhedor como a da sua cafeteria. Que tal deixar sua equipe bem instruída com profissionais de renome no mercado do café especial? Marque um treinamento de equipe conosco, nossos contatos estão no rodapé dessa página.☕✨

Compartilhe esse post

Como podemos te ajudar?