Cold Brew

Cold Brew: receitas e guia completo

Cold Brew, em português, infusão a frio, é uma bebida gelada que ganhou popularidade em diversos cafés especializados ao redor do mundo. Em um país como o Brasil, em que majoritariamente as temperaturas são altas em grande parte do ano, o Cold Brew é uma ótima escolha para refrescar e ainda assim se apreciar o café especial.

Essa extração também virou favorita dos millenials, nascidos entre 1981 e 1996, devido ao aspecto único do Cold Brew, que oferece uma experiência diferente de beber café.

As cafeterias to go vieram para ficar?

E também, por ter ser mais leve e diluído, agrada mais facilmente quem não é consumidor assíduo de café. 

Nos Estados Unidos, o consumo do café extraído a frio aumentou mais de 450% entre 2015 e 2017, de acordo com a Roast Magazine.

Características do Cold Brew

Em sua maioria, as receitas de Cold Brew determinam que o café moído seja extraído em água por até 24 horas em temperatura ambiente ou refrigerada, antes de ser servido com gelo ou com adição de água ou leite. 

Importante notar que não se deve confundir Cold Brew com Iced Coffee. Esse outro é feito com café quente que depois é resfriado.

Para fazer o Cold Brew, o grão torrado moído na moagem grossa depois passa por infusão em água fria, de forma artesanal durante várias horas. O grão moído deve permanecer de 12h a 24h em contato com a água fria. Assim ocorre transferência de sabor! 

O resultado é uma bebida mais suave, mais doce e menos ácida do que o café quente. Estima-se que o Cold Brew chegue a ser até 70% menos ácido se for comparado aos cafés extraídos com água quente.

Isso acontece porque quando o café moído fica em contato com a água por bastante tempo todos os aromas e sabores são extraídos, mas sem transferir para a bebida os ácidos e os óleos amargos.

Esse processo ocorre porque muitos dos compostos com sabor mais doce são solúveis mesmo em água fria, mas os óleos e os ácidos não são. Desse modo, mesmo que o café extraído a frio seja considerado uma bebida “forte” em relação à proporção de café e água, ele não apresenta tanto amargor ou acidez.

Além de ser muito versátil e único, o Cold Brew possui durabilidade estendida por dias e é um boa pedida tanto para o consumo tradicional quanto como ingrediente de drinks e receitas.

Cold Brew: um pouco de história

O primeiro registro que temos de Cold Brew data do Japão do século 17. Foram os marinheiros de lá que criaram a bebida para ser uma alternativa de saborear o café quente, assim eliminando os riscos de incêndio.

Por ser gelado, também ficou popular entre as tropas francesas na Argélia em 1840: o concentrado de café combinado com água fria ajudava a dar energia e aguentar o calor do deserto. Décadas depois, os soldados estadunidenses durante a Guerra Civil na América também fizeram um uso similar.

Ao final de 1800 e início de 1900, versões de Cold Brew eram apreciadas ao redor do mundo, de Cuba à Inglaterra, onde seu método de preparo a tornou popular. Com o passar do tempo, países como Vietnã, Índia e América Latina começaram a pegar gosto pela bebida.

Receita de Cold Brew

Para fazer um bom Cold Brew, é necessário que a moagem do café seja grossa. Se você for optar por usar o café já moído, procure por opções que são para prensa francesa.

O ideal é moer na sua casa em um moedor, como o da Hario ou da Hamilton Beach, mas em último caso você também pode usar um liquidificador já que a moagem será mais grossa.

Obviamente, para alcançar o perfil de sabor ideal para o seu paladar, é possível aumentar a quantidade de proporção de café em relação ao volume de água para torná-lo mais concentrado

Cold Brew Simples

Você pode usar uma proporção que varia de 3 partes de água para 1 de café, até 10 partes de água para 1 de café. Aí vai da concentração de café que você mais gosta! Nesta receita, usamos a proporção de 5 partes de água para 1 de café. 

Ingredientes:

-500 ml de água filtrada;

-100 g de café (preferencialmente categoria especial) em moagem grossa;

-1 filtro de tecido, malha ou papel 

1- Na aeropress ou na frenchpress, ou ainda, em uma jarra com tampa, coloque o café moído e então a água;

2- Tampe a jarra e deixe a mistura em infusão por pelo menos 12h e no máximo 24h em na geladeira;

3- Coe o café, preferencialmente em filtro de tecido e ou malha, já que o de papel pode reter componentes valiosos do café extraído a frio. Caso for usar o de papel, escalde-o antes para tirar o gosto residual;

4- O Cold Brew pode ser bebido puro ou em drinks e cafés com leite. Se for usar leite, bata-o com café em um liquidificador até espumar. Sirva com gelo. Uma boa dica é usar leite vegetal.

5- Você também pode misturar com água de coco, suco de laranja e hortelã, fica muito refrescante

Importante apontar que a receita de Cold Brew pode ser conservada em geladeira por até 12 dias.

Gostou desse conteúdo? Não deixe de nos acompanhar nas redes sociais para ter acesso a mais informações do mundo do café!

Compartilhe esse post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email
Open chat
Como podemos te ajudar?